Feira chega na segunda edição desmistificando a questão de que a pecuária é prejudicial ao meio ambiente
Ações sustentáveis e inovadoras que diminuam os impactos ambientais, promovam o bem-estar animal, preservem a biodiversidade, os ecossistemas e toda a cadeia alimentar que envolve a pecuária no campo e na cidade. Esse é o conceito do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade – que chega na segunda edição consolidado no cenário estadual e traçando sua projeção nacional.
A edição 2024 está marcada para ocorrer de 7 a 11 de maio de 2024, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul (RS). O UP é uma parceria entre Sindicato Rural e SIA Brasil – Serviço de Inteligência Agropecuária – e conta com Cotrisul, Farsul, Senar, Sebrae e Prefeitura Municipal como correalizadores. Seus quatro eixos temáticos já projetam um evento centrado nos mais relevantes debates do agro – negócios, finanças verdes e sustentabilidade; educação, cultura e turismo; ciência tecnologia e inovação; e políticas, projetos e investimentos.
O Universo Pecuária 2024 será um pool de eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais. Para o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, o UP é uma construção: “Esse evento vai construindo sua história pela maneira como são feitas as entregas. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos na primeira edição e certos de que na segunda edição será ainda melhor. Na medida em que o UP for crescendo, teremos muito mais para entregar, e estamos trabalhando para isso”, diz.
O evento contará com intensa programação cultural e gastronômica, focada no que é característico da Campanha Gaúcha. Também haverá provas de Cavalos Crioulos e feiras de artesanato e da agricultura familiar, que complementam os espaços técnicos e de inovação com atrações para todos os públicos. A expectativa é superar os 12 mil visitantes, registrados na primeira edição, em novembro de 2022.